No período de 21 de março a 07 de abril de 2014, o diretor da FACC, professor Angelo Maia Cister e o professor Pierre Ohayon, firmaram convênios com universidades da França e da Holanda.

Esta ação pretende contribuir para a inserção solidária da FACC no campo do ensino de qualidade, da pesquisa e da extensão junto a renomadas instituições estrangeiras congêneres. A diversidade e a complexidade dos interesses múltiplos assinalados requerem respostas adaptadas.

Três projetos de formação foram apontados pela direção da FACC e discutidos com os representantes das instituições acadêmicas visitadas:

(1) Mestrado Profissional em Finanças;

(2) Mestrado Profissional em Gestão Hospitalar;

(3) Graduação em Gestão Pública.

A previsão de início para os dois primeiros projetos é 2016 e para o terceiro em 2017. As seis instituições acadêmicas estrangeiras que fizeram o convite para o estabelecimento de cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, científico e cultural com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e em particular com a FACC, apreciaram positivamente os três projetos sugeridos e concordaram em examina-los junto com a FACC no horizonte estabelecido.

Para tanto, Acordos Geral de cooperação com a UFRJ e específico com a FACC, visando o intercâmbio de pessoal docente, discente e técnico-administrativo assim como a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão serão estabelecidos em tempo exíguo entre as partes.

As instituições anfitriãs foram:

1) Université de Pau et des Pays de l´Adour / IAE – Institut d´Administration des Entreprises (Campi Pau e Bayonne). Presidência, Direção de Relações Internacionais, Direção IAE. Laboratório dos Fluídos Complexos e seus Reservatórios.

2) UM3 - Université Paul-Valéry Montpellier 3, Artes, Letras, Línguas, Ciências Humanas e Sociais. Vice-Presidência de Relações Internacionais. Vice-Presidência de Pesquisa.

3) UM2 - Université de Montpellier 2, Ciências e Técnicas. Vice-Presidência de Relações Internacionais. University School of Management.

4) UM1 - Université de Montpellier 1, ISEM – Institut des Sciences de l´Entreprise et du Management. Direção Geral e de Relações Internacionais. Vice-Presidência de Relações Internacionais da UM1.

5) CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris. Direção – Desenvolvimento internacional das empresas. Direção de Relações Internacionais do CNAM. Direção do Laboratório de Mecânica.

6) Zuyd University of Applied Sciences, Maastricht, Países Baixos. International Business School. Innovative Hospitality Management. Direção dos Programas Internacionais. Presidência do Board of Governors da Zuyd.