Pós-Graduação - MBA Em Finanças Empresariais

O Programa de Pós-Graduação “lato sensu” em Finanças surgiu em 2007 para o aperfeiçoamento e especialização em Gestão de Risco Financeiro. No Estado do Rio de Janeiro, foi uma iniciativa pioneira de formação de profissionais nessa importante área. Em 2012 foi criada a especialização em Finanças Empresariais, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar na área financeira de empresas.

O corpo docente é formado principalmente por professores da UFRJ especializados em modelos e sistemas financeiros, métodos quantitativos, macroeconomia e economia de empresas, contabilidade financeira, gestão de custos e controle gerencial, e estratégias empresariais. O Programa é coordenado pelo Prof. Manuel Alcino Ribeiro da Fonseca.

O Programa é voltado para profissionais de Finanças que desejem aperfeiçoar conhecimentos, e para os que buscam formação específica em análise financeira. Os alunos que já concluíram o Curso têm formações diversas, incluindo Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia, Estatística, Ciência da Computação, e Relações Internacionais, entre outras áreas.

O MBA em Finanças Empresariais têm dois objetivos principais. Em primeiro lugar, visa capacitar profissionalmente o(a) aluno(a) para exercer atividades e desempenhar funções típicas das áreas financeiras, inclusive em empresas de grande porte. Além disso, o curso busca explorar de forma detalhada as teorias e aplicações em Finanças.

O MBA em Finanças Empresariais é voltado principalmente para gestão financeira em empresas de médio e grande porte: área de Finanças Corporativas.

O curso está baseado em aulas expositivas presenciais. Espera-se a participação ativa dos alunos por meio da leitura antecipada do material didático, possibilitando uma proveitosa discussão em sala de aula. Os alunos receberão apostilas com o conteúdo completo de cada módulo do curso. Estas apostilas serão fornecidas aos alunos, sem ônus, e fazem parte integrante da estrutura curricular do curso. Além disso, sempre que possível, serão desenvolvidos estudos de caso e simulações com dados empíricos de mercado ou empresas.

  • Matemática Financeira
  • Estatística Aplicada a Finanças
  • Contabilidade Financeira
  • Análise de Demonstrativos Financeiros
  • Ativos e Mercados Financeiros
  • Sistema Financeiro Internacional
  • Teoria das Carteiras e Análise de Risco
  • Derivativos
  • Aspectos Legais e Tributários
  • Economia Empresarial
  • Avaliação de Empresas
  • Metodologia de Pesquisa
  • Finanças Corporativas 1: Projetos de Investimento
  • Finanças Corporativas 2: Recursos e Financiamento
  • Gestão de Custos
  • Controle Gerencial
  • Estratégias Empresariais

15 Parcelas de R$ 1.283,00 - Valor para a Turma 2016

Antonio Luis Licha: Especialização em Matemática pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina); Doutor em Economia pela UNICAMP; Professor da UFRJ e da UFF.

Fernando Carlos G. de Cerqueira Lima: Doutor em Economia pela University of Wales (Grã-Bretanha); Professor da UFRJ.

Flavio Guberman de Andrade: Especialista em Direito Societário (M2) pela Université de Paris I – Sorbonne; Especialista em Direito de Negócios (M2) pela Université de Rennes I; Conselho Consultivo da Lex Net.

Helios Malebranche Olbrisch Freres Filho: Doutor em Sistemas e Controles pela PUC-Rio; Prof. da UFRJ; Atuou como docente na PUC-Rio (Dep Eng Elétr), IME (Matemática), UERJ (Inst de Matemática) e LNCC (pesquisador).

Luiz Alberto Pereira de Mattos: Mestre em Contabilidade pela UFRJ; Professor da UFRJ.

Luiz dos Santos Lins: Doutor em Planejamento Estratégico pela PPE-COPPE/UFRJ; Professor da UFRJ;

Manuel Alcino Ribeiro da Fonseca: Doutor em Economia pela University of Illinois (EUA); Professor da UFRJ.

Marco Antônio Oliveira: Doutor em Administração com ênfase em Finanças pela PUC-RJ; "Chartered Financial Analyst" - CFA Institute; Professor da UFRJ.

Moacir Sancovschi: Doutor em Administração pela COPPEAD/UFRJ; Professor da UFRJ.

Nelson Chalfun Homsy: Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ; Mestre em Economia Urbana e Regional pela UCLA (EUA); Professor da UFRJ.

Paulo Lamosa Berger: Pós-graduado em Adm. Financeira pela FGV; Mestre em Economia Empresarial pela Cândido Mendes; Ex-funcionário do Banco Central do Brasil, onde atuou por 21 anos.

Samuel Cogan: Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ; Professor da UFRJ.

Shirley Yurica Kanamori Atsumi: Mestre em Adm. e Desenvolvimento Empresarial pela Estácio de Sá; Especialista em Adm. pela FGV; Trabalhou por mais de 30 anos no BACEN; Conselho Técnico da AEB.

Os interessados devem preencher a pré-inscrição no seguinte endereço http://modelosfinanceiros.com.br/inscricao/

Pelo site http://modelosfinanceiros.com.br/contato/ e pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.